Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Aligátor-americano
Alligator mississippiensis

Os dedos estão ligados por membranas interdigitais. As narinas na ponta do focinho permitem-lhe respirar enquanto o corpo está submerso. Distingue-se  do crocodilo (Crocodylus sp.) por ter o  4º dente na mandíbula. Este não é visível quando a boca do animal está fechada, já que encaixa numa concavidade no maxilar superior.

Hábitos

Durante o dia, toma banhos de sol para aumentar a temperatura corporal e durante a noite recolhe-se para a água. Nos meses mais frios não se alimenta e, geralmente, hiberna em tocas no solo semelhantes a covas. Os machos tendem a ser territoriais e dominantes entre si.

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Solitária
Dieta
Zoo Imagem
Carnívora
Reprodução

Cada macho acasala com várias fêmeas. É o macho quem atrai a fêmea ao fazer a água vibrar sobre o seu dorso. A cópula ocorre dentro de água, num ritual que pode durar horas. Depois da eclosão a fêmea cuida das crias durante 1 a 3 anos. Estas são machos ou fêmeas, dependendo da temperatura de incubação dos ovos

Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
2-88 ovos
Incubação
Zoo Imagem
55-76 dias
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
Machos 7-15 anos; Fêmeas 9-18 anos
Conservação

Em tempos a captura intensiva para o comércio ilegal de peles foi a principal ameaça à sobrevivência da espécie. Atualmente a perda do habitat devido à poluição e à expansão das áreas agrícolas é a maior ameaça. A espécie está incluída no apêndice II da CITES*.

*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção

Distribuição e Habitat

Cursos de água relativamente lentos, lagos e áreas pantanosas.

Zoo Imagem
 
Classe: Répteis
Ordem: Crocodylia
Família: Alligatoridae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 3 m
Zoo Imagem
Comprimento: 4,5 m
Peso
Zoo Imagem
350-450 kg
Apadrinhar
Apadrinhado por
Zoo Imagem
Apadrinhe o Aligátor-americano!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: aligator , americano ,
DESCRIPTION: Aligator-americano. Os dedos estao ligados por membranas interdigitais. As narinas na ponta do focinho permitem-lhe respirar enquanto o corpo esta submerso. Distingue-se  do crocodilo (Crocodylus sp.) por ter o  4º dente na mandibula. Este nao e visivel q