O macho é, em média, 10 a 20% maior que a fêmea. No entanto, o tamanho e a coloração da pelagem variam conforme a distribuição geográfica. As garras são longas e praticamente direitas, sendo que as dos membros anteriores chegam aos 10 cm de comprimento.
Territorial, faz demarcação visual e olfativa com as marcas das garras nos troncos das árvores e esfregando-se nestes, no entanto, em épocas de especial abundância alimentar, podem reunir-se vários animais de forma relativamente pacÃfica.
A curta gestação pode só se iniciar 5 meses após a fecundação ao que se chama implantação retardada. Dependendo da distribuição da população, estes animais, nos meses mais frios, podem passar por um estado de letargia em que se recolhem em tocas. As crias nascem habitualmente nas tocas e mantêm-se com a progenitora até aos 2-4 anos de idade.
Ameaças: Destruição e fragmentação do habitat, e caça. Apesar de a população global estar estável e a sua área de distribuição ser grande, na Europa várias pequenas populações isoladas estão ameaçadas devido à proximidade com o Homem.
Florestas densas, florestas montanhosas e tundras.
![]() |
Comprimento: 1,5-2,8 m Altura: 1-1,5 m |
![]() |
80-600 kg |