AntÃlope com cascos compridos e pelagem oleosa, como adaptações ao habitat. Os quartos traseiros são mais altos do que os anteriores. Há dimorfismo sexual: o macho, maior do que a fêmea, tem cornos longos e espessos. A cor da pelagem é castanha-avermelhada nas fêmeas e juvenis, e acinzentada nos machos.
Hábitos
Espécie sedentária, não territorial e semi-aquática. Ativa de preferência ao amanhecer e crepúsculo. É semi-gregária, as fêmeas tendem a formar pequenas manadas, e os machos adultos evitam-se entre si. Dorme em pântanos, em plataformas de vegetação seca que constrói individualmente.
Reprodução
O acasalamento pode ocorrer em qualquer época do ano. O macho persegue uma fêmea em cio, formando pares temporários para acasalamento. A cria nasce na plataforma de vegetação seca e é amamentada até aos seis meses.
Conservação
Pelos seus hábitos reservados e relativa inacessibilidade do seu habitat, é difÃcil estimar a população total. A caça intensiva para consumo humano e a destruição do habitat aquático são as principais causas para o declÃnio da espécie.
Distribuição e Habitat
Florestas pantanosas, mangais e outras zonas húmidas com vegetação alta e densa.