Exibe um padrão de riscas claras e escuras na cauda. Junto às orelhas apresenta grandes tufos de pelo branco que permitem distingui-la de outras espécies. Possui dentes incisivos inferiores aguçados que utiliza para perfurar troncos das plantas de que se alimenta.
Alimenta-se principalmente de exsudados de plantas (sobretudo gomas), mas também de insetos, frutos, ovos e até crias de aves. O território do grupo não é defendido e sobrepõem-se parcialmente ao de outros grupos. Estes primatas comunicam entre si através de uma grande variedade de vocalizações.
9-10 dias após o parto a fêmea entra em estro, estando recetiva a novo acasalamento. As crias desenvolvem aptidões sociais por volta das 4 semanas de idade. Como noutras espécies de calitricÃdeos, a fêmea dominante é a única reprodutora do grupo.
Apesar de relativamente abundante em algumas áreas, a população tem diminuido devido à destruição do habitat. Menos significativa, existe também alguma captura para o comércio de animais exóticos. Está incluÃda no apêndice II da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.).
Plantações e floresta tropical húmida atlântica.
![]() |
Comprimento: ≤20 cm |
![]() |
250 g |