Tem pelagem branca na zona anterior do corpo e castanha na posterior, atribuindo-lhe a sua designação comum. Os saguins distinguem-se de outros macacos do Novo Mundo entre outras caracterÃsticas, pela presença de apenas 2 dentes molares em cada lado de cada maxilar.
Espécie arbórea que vive em pequenos grupos constituÃdos por um casal reprodutor e os seus descendentes. A liderança é disputada com lutas violentas. Para comunicar utiliza diversas vocalizações e sinais odorÃferos (secreção de glândulas odorÃferas e urina). É uma espécie muito territorial.
A fêmea dominante é a única reprodutora do grupo, as restantes fêmeas não chegam a ovular. O nascimento de gémeos é comum. Só perto das 20 semanas de idade, é que as crias são capazes de se alimentarem por si só. É o macho quem exibe mais cuidados parentais, sendo da sua responsabilidade o transporte das crias, geralmente no dorso.
O rápido crescimento da cidade de Manaus é uma pressão cada vez mais forte sobre a sua área de distribuição já muito limitada. A captura para o comércio ilegal de animais exóticos também continua a fazer-se sentir. É uma das espécies de primatas mais ameaçada no Brasil. Pertence ao apêndice I da CITES* (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção).
Floresta tropical húmida, pântanos, e na periferia de florestas.
![]() |
Comprimento: 21-28 cm |
![]() |
480-600 g |