Ambos os sexos possuem longos cornos curvados para trás, que podem ir até 1,20 m de comprimento. Conta com cascos largos, e falsos cascos proeminentes, que facilitam a caminhada no deserto.
Espécie ruminante que se alimenta sobretudo de herbáceas. Bebe água sempre que a encontra disponÃvel, mas pode passar longos perÃodos sem beber. Vive em manadas com mais de 10 indivÃduos numa hierarquia linear estabelecida e com um macho dominante.
Cada fêmea pode originar uma cria por ano, que é amamentada até aos 4 meses de idade, altura em que se torna independente da progenitora. A maioria dos nascimentos ocorre em março e outubro, quando a fêmea se separa do resto do grupo durante algumas horas.
A caça, a perda do habitat e a competição com o gado doméstico foram as causas para a sua extinção. Existe apenas sob cuidados humanos, e em áreas protegidas vedadas. Está incluÃda no apêndice I da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção).
Estepes semiáridas e desertos.
![]() |
Comprimento: ≤1,75 m Altura: ≤1,25 m |
![]() |
180-200 kg |