Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Órix-da-arábia
Oryx leucoryx

De todas as espécies de Órix, esta é a mais pequena e melhor adaptada às temperaturas extremas do deserto. Tem pelagem branca que reflete a radiação solar, mantendo-o fresco quando está muito quente, e eriça o pelo de modo a reter calor quando está frio. Ambos os sexos possuem cornos longos.

Hábitos

Vive em grupos com cerca de 10 indivíduos, embora possam reunir-se em manadas com mais de 100. Os grupos são geralmente compostos por um macho dominante, várias fêmeas e suas crias. Podem deslocar-se grandes distâncias à procura de água e de alimento.

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Gregária
Dieta
Zoo Imagem
Herbívora
Reprodução

Cada fêmea origina uma cria por ano, caso as condições ambientais sejam favoráveis. A cria é amamentada até aos 4 meses de idade. As crias apresentam pelagem castanha que muda com a idade e perto dos 6 meses já se assemelham aos adultos.

Reprodução
Zoo Imagem
Vivípara
Nº de Crias
Zoo Imagem
1 cria
Gestação
Zoo Imagem
8 meses
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
2-3 anos
Conservação

Outrora extinta na natureza, a população desta espécie tem vindo a recuperar, em grande parte devido a esforços internacionais de reintrodução no habitat natural. A população total é de 1100 animais, sendo que todos foram reintroduzidos depois da sua extinção.

Distribuição e Habitat

Estepes semiáridas e desertos rochosos.

Zoo Imagem
 
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: ≤1,6 m
Altura: ≤1 m
Peso
Zoo Imagem
70-90 kg
Apadrinhar
Apadrinhe o Órix-da-arábia!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: rix , da , arabia ,
DESCRIPTION: Órix-da-arabia. De todas as especies de Órix, esta e a mais pequena e melhor adaptada as temperaturas extremas do deserto. Tem pelagem branca que reflete a radiacao solar, mantendo-o fresco quando esta muito quente, e erica o pelo de modo a reter calor qu