É o segundo maior animal terrestre, sendo o macho maior do que a fêmea. Tem pelo apenas nas orelhas e na ponta da cauda. O lábio superior é reto e preênsil. Os dois chifres frontais são compostos por queratina e o maior pode atingir 1,5 m de comprimento.
É a espécie de rinoceronte mais sociável. As fêmeas estão geralmente acompanhadas pelas suas crias mais recentes e os machos dominantes são solitários. Podem formar-se grupos temporários de 14 ou mais animais. É territorial e um macho defende o seu território de outro, apesar do confronto físico ser evitado.
Depois do período de corte e acasalamento, que pode durar até 3 semanas, a fêmea pode deixar o território do macho. Quando ameaçada, a progenitora faz guarda à sua cria caso contrário deixa-a andar livremente nas suas imediações. A cria pode ser amamentada até aos 2 anos de idade.
O rápido declínio das populações de rinocerontes em África é uma das maiores tragédias da vida selvagem atual. A perda do habitat e a caça para o comércio ilegal do chifre são ameaças sérias à sua sobrevivência.
Savanas na proximidade de água.
![]() |
Comprimento: ≤4 m Altura: ≤2 m |
![]() |
≤3.5 t |