Tem os maiores caninos de todos os felinos, proporcionalmente ao tamanho do corpo. As patas posteriores têm uma articulação flexÃvel que lhe permite descer das árvores de cabeça para baixo. Deve o nome comum ao padrão da sua pelagem.
Espécie territorial de hábitos muito reservados. Excelente trepadora que pode caçar no solo ou a partir de ramos de árvores, de onde salta sobre presas desatentas. É das espécies de felinos que mais tempo passa em altura, numa forma de vida arbórea. Caça sobretudo à noite, com picos ao amanhecer e anoitecer.
As crias abrem os olhos perto dos 12 dias de idade, e começam a ingerir sólidos a partir das 7-10 semanas de vida, mas continuam a ser amamentadas até aos 2-4 meses. A pelagem das crias é bastante mais escura do que a dos adultos e aclara com a idade.
A destruição do habitat através da intensa desflorestação e ocupação humana, e a caça para o comércio ilegal da pele são as principais ameaças. A recente análise genética classifica duas espécies de Pantera-nebulosa: Neofelis nebulosa espécie continental, e Neofelis diardi presente apenas nas ilhas de Sumatra e Borneo.
Florestas tropicais e subtropicais com vegetação densa arbustiva.
![]() |
Comprimento: 68-106 cm Altura: 44-65 cm |
![]() |
11-23 kg |