Caracteriza-se pela cabeça redonda, focinho curto, orelhas eretas e triangulares, e cauda espessa e anelada. Tem um falso polegar, formado por uma extensão do osso sesamóide, que utiliza para, por exemplo, arrancar folhas de bambu. De difÃcil classificação taxonómica, tem dentição de omnÃvoro, tubo digestivo de carnÃvoro e dieta principalmente herbÃvora.
É uma espécie tÃmida e territorial. Descansa em ramos de árvore onde se apoia apenas com o corpo, deixando as patas suspensas. A marcação através da urina, fezes e secreções glandulares é uma forma de comunicação significativa. 80% da sua dieta é composta por folhas de bambu, suplementada com frutos, rebentos, insetos, ovos e crias de aves.
Encontram-se apenas para acasalar, na época de acasalamento, de janeiro a março. A fêmea só está recetiva durante um curto perÃodo de 12 a 36 horas, em que a ovulação é induzida pela cópula. Os machos intensificam a marcação com urina e secreções glandulares, esfregando a zona anal nas árvores do seu território. A cópula ocorre no solo.
A população de Panda-vermelho está a diminuir sobretudo devido à diminuição do seu habitat natural, por degradação e fragmentação. Caça e tráfico ilegal de espécies exóticas. Pertence ao apêndice I da CITES*.
* Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção
Florestas temperadas de bambu, em altitude, e florestas tropicais.
![]() |
Comprimento: 51-73 cm |
![]() |
3-6 kg |