Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Palanca-negra
Hippotragus niger niger

A pelagem do macho é preta no dorso, enquanto a da fêmea e machos juvenis é castanha. As crias têm pelagem castanha-clara. Ambos os sexos apresentam máscara facial branca e negra, crina bem desenvolvida e cornos. Os cornos são anelados, mais compridos no macho e menos curvados na fêmea.

Hábitos

Vive em grupos de 15 a 25 fêmeas adultas e suas crias. Existe uma hierarquia feminina, cabendo à dominante a condução da manada. Os machos estabelecem territórios, com um dominante em cada território.

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Gregária
Dieta
Zoo Imagem
Herbívora
Reprodução

No comportamento típico de corte, o macho aproxima-se lateralmente das fêmeas com a cauda levantada e a cabeça recolhida. A cria fica escondida na vegetação alta durante cerca de 3 semanas e é amamentada até aos 6-8 meses. As crias-macho deixam a manada perto dos 2 anos de idade.

Reprodução
Zoo Imagem
Vivípara
Nº de Crias
Zoo Imagem
1 cria
Gestação
Zoo Imagem
8 meses
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
1,5-2 anos
Conservação

Tem sido dizimada pela redução de habitat e pela caça para alimentação humana e como troféu. Incluída no apêndice I da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção).

Distribuição e Habitat

Savanas arborizadas e pastagens.

Zoo Imagem
 
Classe: Mamíferos
Ordem: Cetartiodactyla
Família: Bovidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: ≤1,95 m
Altura: ≤1,4 m
Peso
Zoo Imagem
160-180 kg
Zoo Imagem
180-230 kg
Apadrinhar
Apadrinhe a Palanca-negra!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: palanca , negra ,
DESCRIPTION: Palanca-negra. A pelagem do macho e preta no dorso, enquanto a da femea e machos juvenis e castanha. As crias tem pelagem castanha-clara. Ambos os sexos apresentam mascara facial branca e negra, crina bem desenvolvida e cornos. Os cornos sao anelados, mai