A pelagem é dourada com uma longa juba da mesma cor. O pelo é sedoso e brilhante. Machos e fêmeas são semelhantes. A cauda e as patas anteriores podem ter pelagem castanha ou negra. Tem unhas em forma de garra como adaptação à obtenção de alimento.
Vive em pequenos grupos familiares em que há apenas um par reprodutor, sendo este o casal dominante. Prefere a copa das árvores entre os 3-10 m de altura e dorme em grupo numa cavidade natural de um tronco. Usa uma grande diversidade de vocalizações para comunicar.
A fêmea dominante inibe a atividade reprodutora das fêmeas subordinadas. Existe cooperação de todos os elementos do grupo nos cuidados com as crias, sendo o transporte dos juvenis, tarefa habitual do macho. Cada cria é amamentada durante 3 meses.
É uma das espécies de primatas mais ameaçadas. A população reduzida e o habitat fragmentado impedem o crescimento da população. Só restam 2-3% do seu habitat original. Espécie incluÃda no apêndice I da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção).
Floresta tropical húmida atlântica.
![]() |
Comprimento: 20-24 cm |
![]() |
≤800 g |