À exceção do Homem é a espécie de primatas que vive mais a norte. A sua pelagem é densa e longa e a pele da face, mãos e pés têm uma cor rosada. O macho tende a ser maior do que a fêmea. Desloca-se de forma quadrúpede, sendo principalmente terrestre.
Forma grupos de até 100 indivÃduos, formados por vários machos e várias fêmeas, embora, o número de fêmeas seja superior ao dos machos. Os machos estabelecem uma hierarquia de dominância sobre as fêmeas. Entre elas, a hierarquia social é rÃgida, e as filhas herdam a posição social da mãe.
O macho dominante pode impedir e/ou interromper o acasalamento de outros machos. O intervalo entre partos é de 1,7 a 2,6 anos. Enquanto uma fêmea está recetiva, pode realizar várias cópulas. No habitat natural a época de reprodução está restrita ao outono-inverno e os nascimentos à primavera.
A população desta espécie, aparenta estar estável. No entanto, todos os anos, cerca de 10 000 animais são abatidos como forma de proteção das culturas. Este tipo de gestão da população pode vir a ser problemático. Espécie incluÃda no apêndice II da CITES*.
*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.
Florestas caducifólias e perenes, subtropicais a subalpinas.
![]() |
Comprimento: ≤65 cm |
![]() |
≤18 kg |