Espécie de corpo alongado. Deve o nome comum à risca branca ao longo das coxas, cuja forma se parece com o arco usado por uma deusa romana de nome Diana. A cauda é maior do que o corpo, e muitas vezes, dobrada para trás em arco ou forma de ponto de interrogação.
Espécie territorial e arbórea com preferência pelos estratos médio e superior da floresta. Vive em grupos formados por um macho, 6-8 fêmeas adultas, com uma forte ligação entre si, e a respetiva descendência. É uma espécie muito ruidosa. Utiliza vocalizações de alarme diferentes para predadores terrestres e aéreos.
Não existe uma época de reprodução especÃfica. Uma fêmea recetiva exibe os quartos traseiros diretamente ao macho. As crias nascem com pelagem clara acinzentada e adquirem a coloração de adulto, progressivamente, em 6 meses, altura em que termina o perÃodo de amamentação.
Está ameaçada pela caça, pela instabilidade dos paÃses na sua área de distribuição e perda do habitat. A espécie está incluÃda no apêndice I da Cites (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção).
Florestas tropicais, florestas de galeria e semicaducifólias.
![]() |
Comprimento: 40-55 cm |
![]() |
4 -7 kg |