Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Macaco-diana
Cercopithecus diana

Espécie de corpo alongado. Deve o nome comum à risca branca ao longo das coxas, cuja forma se parece com o arco usado por uma deusa romana de nome Diana. A cauda é maior do que o corpo, e muitas vezes, dobrada para trás em arco ou forma de ponto de interrogação.

Hábitos

Espécie territorial e arbórea com preferência pelos estratos médio e superior da floresta. Vive em grupos formados por um macho, 6-8 fêmeas adultas, com uma forte ligação entre si, e a respetiva descendência. É uma espécie muito ruidosa. Utiliza vocalizações de alarme diferentes para predadores terrestres e aéreos.

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Familiar
Dieta
Zoo Imagem
Omnívora
Reprodução

Não existe uma época de reprodução específica. Uma fêmea recetiva exibe os quartos traseiros diretamente ao macho. As crias nascem com pelagem clara acinzentada e adquirem a coloração de adulto, progressivamente, em 6 meses, altura em que termina o período de amamentação.

Reprodução
Zoo Imagem
Vivípara
Nº de Crias
Zoo Imagem
1 cria
Gestação
Zoo Imagem
5 meses
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
3-5 anos
Conservação

Está ameaçada pela caça, pela instabilidade dos países na sua área de distribuição e perda do habitat. A espécie está incluída no apêndice I da Cites (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção).

Distribuição e Habitat

Florestas tropicais, florestas de galeria e semicaducifólias.

Zoo Imagem
 
Classe: Mamíferos
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 40-60 cm
Peso
Zoo Imagem
≤5,5 kg
Apadrinhar
Apadrinhe o Macaco-diana!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: macaco , diana ,
DESCRIPTION: Macaco-diana. Especie de corpo alongado. Deve o nome comum a risca branca ao longo das coxas, cuja forma se parece com o arco usado por uma deusa romana de nome Diana. A cauda e maior do que o corpo, e muitas vezes, dobrada para tras em arco ou forma de p