Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Macaco-de-goeldi
Callimico goeldii

Este pequeno primata apresenta pelagem comprida e espessa de coloração negra, e uma juba da mesma cor. A cauda pode ser mais longa do que o corpo e pode apresentar anéis de cor clara. Não existe dimorfismo sexual, machos e fêmeas não se distinguem morfologicamente.

Hábitos

Forma associações com outras espécies de calitricídeos. Quando ameaçada arqueia-se para parecer maior. Vive tanto em pares monogâmicos como em grupos com vários machos e várias fêmeas. Comunica usando vocalizações, expressões corporais e faciais.

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Familiar
Dieta
Zoo Imagem
Omnívora
Reprodução

A cria nasce com apenas 50 gramas de peso e é amamentada durante 3 meses. Durante os primeiros 4-11 dias é transportada pela mãe; a seguir, esta tarefa é partilhada por todos os membros do grupo.

Reprodução
Zoo Imagem
Vivípara
Nº de Crias
Zoo Imagem
1 cria
Gestação
Zoo Imagem
5 meses
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
1,5-2 anos
Conservação

Vive em pequenas populações separadas e localizadas, o que a torna vulnerável às alterações no habitat como o aumento da indústria madeireira e da agricultura. A espécie está incluída no apêndice I da Cites (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção).

Distribuição e Habitat

Floresta tropical húmida amazónica.

Zoo Imagem
 
Classe: Mamíferos
Ordem: Primates
Família: Callitrichidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: ≤31 cm
Peso
Zoo Imagem
400-500 g
Apadrinhar
Apadrinhe o Macaco-de-goeldi!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: macaco , de , goeldi ,
DESCRIPTION: Macaco-de-goeldi. Este pequeno primata apresenta pelagem comprida e espessa de coloracao negra, e uma juba da mesma cor. A cauda pode ser mais longa do que o corpo e pode apresentar aneis de cor clara. Nao existe dimorfismo sexual, machos e femeas nao se