Este pequeno primata apresenta pelagem comprida e espessa de coloração negra, e uma juba da mesma cor. A cauda pode ser mais longa do que o corpo e pode apresentar anéis de cor clara. Não existe dimorfismo sexual, machos e fêmeas não se distinguem morfologicamente.
Forma associações com outras espécies de calitricÃdeos. Quando ameaçada arqueia-se para parecer maior. Vive tanto em pares monogâmicos como em grupos com vários machos e várias fêmeas. Comunica usando vocalizações, expressões corporais e faciais.
A cria nasce com apenas 50 gramas de peso e é amamentada durante 3 meses. Durante os primeiros 4-11 dias é transportada pela mãe; a seguir, esta tarefa é partilhada por todos os membros do grupo.
Vive em pequenas populações separadas e localizadas, o que a torna vulnerável à s alterações no habitat como o aumento da indústria madeireira e da agricultura. A espécie está incluÃda no apêndice I da Cites (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção).
Floresta tropical húmida amazónica.
![]() |
Comprimento: ≤31 cm |
![]() |
400-500 g |