A pelagem é brilhante e negra, à exceção da juba acinzentada em torno da face que a distingue de todas as outras espécies. O nome comum refere-se à cauda que termina num tufo de pelos. O macho é tendencialmente maior que a fêmea.
Espécie arbórea, raramente encontrada no solo. Vive em grupos com um ou dois machos, várias fêmeas e suas crias. Quando um animal desta espécie exibe os quartos traseiros a outro, trata-se de uma postura de submissão. Emitem vocalizações de alarme e de demarcação do território.
Não há uma época de acasalamento especÃfica. Quando uma fêmea está recetiva apresenta um inchaço de pele rosada na zona interna da base da cauda e emite vocalizações caracterÃsticas. As crias são amamentadas até perto dos 12 meses e os machos abandonam o grupo natal quando atingem a maturidade sexual.
A fragmentação do habitat e a caça ilegal são os principais fatores de declÃnio da sua população. A espécie está incluÃda no apêndice I da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção).Â
Floresta tropical húmida e floresta de monção.
![]() |
Comprimento: 46-61 cm |
![]() |
3-10 kg |