Distingue-se pela sua pelagem amarelada no peito e na parte superior dos membros anteriores. Na face e nas têmporas a pelagem é castanho-amarelada, nas patas é escura e em torno da face possui pelagem amarela e tufos de pelos escuros visÃveis em adulto. A cauda é comprida e preênsil. Possui polegares oponÃveis nas patas posteriores e não oponÃveis nas patas anteriores.
Espécie arborÃcola e sociável. Vive em grupos de 8 a 30 indivÃduos. Verifica-se uma hierarquia estabelecida entre cada um dos géneros, sendo a masculina dominante sobre a feminina. Utiliza várias vocalizações diferentes e posturas corporais como forma de comunicação dentro do grupo. Os machos alfas de grupos distintos defendem fisicamente os seus grupos, recursos e território.
Em termos de seleção de parceiros, as fêmeas preferem acasalar com o macho alfa, pois ele pode fornecer a melhor proteção à s crias. O perÃodo de amamentação pode durar até cerca de 1 ano. A independência da progenitora ocorre por volta dos 6 a 12 meses de idade.
A sua população encontra-se em declÃnio, sobretudo devido à destruição do habitat e à caça e comércio ilegal para animais de estimação. A espécie está incluÃda no apêndice II da Cites*.
Floresta tropical húmida, floresta decÃdua e mangal.
![]() |
Comprimento: 36-42 cm |
![]() |
3 kg |