Distingue-se das outras espécies de Macaco-capuchinho pela pelagem amarelada no peito e na parte superior dos membros anteriores. Na face e nas têmporas a pelagem é castanho-amarelada, em torno da face é amarela e as patas são escuras. A cauda é comprida e preênsil.
Espécie sociável e arbórea. Vive em grupos, com mais machos que fêmeas. Há uma hierarquia estabelecida entre cada um dos géneros, sendo a masculina dominante sobre a feminina. Utiliza várias vocalizações e posturas corporais como forma de comunicação.
Nos últimos dois dias do estro, o macho dominante guarda as fêmeas recetivas, de forma a evitar que acasalem com outros machos. O perÃodo de amamentação dura cerca de 1 ano. A cria pode ficar ao cuidado de outras fêmeas do grupo que não a progenitora.
Desde 2002, que é considerada uma das 25 espécies de primatas mais ameaçadas no Mundo. A sua população continua a diminuir sobretudo devido à destruição do habitat. A espécie está incluÃda no apêndice II da Cites (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção).
Floresta tropical húmida atlântica.
![]() |
Comprimento: 36-42 cm |
![]() |
3 kg |