Das 4 espécies conhecidas de Lince, esta é a de maiores dimensões. A pelagem é castanho-amarelada, com um padrão de pintas negras que se concentram nos membros e estão mais dispersas na região dorsal. Os Linces apresentam tipicamente cauda curta, tufos de pelo em cada lado da face e tufos negros na extremidade de cada orelha.
Espécie territorial e solitária, exceto na época de reprodução em que forma casais. Caça por emboscada, preferencialmente pequenos ungulados, é um predador generalista de topo.
A época de acasalamento, de março a abril, é marcada por fortes vocalizações produzidas por ambos os sexos. As crias nascem em tocas, são amamentadas até aos 4-5 meses e tornam-se independentes perto do primeiro ano de vida. O macho, apesar de não entrar na toca, traz alimento à fêmea.
A espécie está quase extinta na Europa Ocidental e Central. Está ameaçada sobretudo pela caça para o comércio da pele, diminuição do habitat e das suas presas naturais. Esta espécie está incluÃda no apêndice II da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção)
Florestas, inclusive de montanha, de preferência com estrato arbustivo denso.
![]() |
Comprimento: 80-110 cm Altura: ≤70 cm |
![]() |
15-29 kg |