Espécie que apresenta dimorfismo sexual evidente, a cor da pelagem é mais escura nos machos e os tufos faciais são distintos entre os géneros: preto nos machos e esbranquiçado nas fêmeas. Ambos apresentam olhos castanhos ou laranja, rosto alongado e cauda espeça.
É um primata arborÃcola com picos de atividade em horas muito diferenciadas tanto do dia como da noite. Muitas vezes, enquanto se alimenta, suspende-se de cabeça para baixo dos ramos das árvores. Vivem em grupos mistos de até 15 indivÃduos, liderados pelas fêmeas.
Durante a época de reprodução, de abril a maio, os machos tornam-se bastante agressivos entre si. A cria, por vezes gémeos, fixa-se na barriga da progenitora durante as primeiras 3 semanas de vida, movimentando-se apenas para mamar. Depois desse perÃodo desloca-se para o dorso da fêmea e entre os 3 e os 7 meses deixa de ser amamentada.
A perda do habitat em Madagáscar, a caça para consumo humano ou em defesa das plantações e a captura para o mercado de exóticos têm levado a população ao declÃnio.
IncluÃda no apêndice I da CITES*.
* Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção
Floresta tropical costeira e zonas de cultivo.
![]() |
Comprimento: 30-50 cm |
![]() |
2-3 kg |