Â
Considerava-se uma das 6 subespécies de lémure-castanho (Eulemur fulvus albifrons). Apresenta pelagem castanha escura, geralmente mais clara na região ventral. O macho diferencia-se pela coroa de pêlos brancos em torno da face e no peito.
Â
Hábitos
Â
Espécie arbórea com locomoção maioritariamente quadrúpede. Vive em grupos familiares de 3-12 indivÃduos, constituÃdos por vários machos e várias fêmeas. Ao contrário das outras espécies de lémures, nesta não parece existir uma dominância feminina marcada.
Â
Reprodução
Â
As crias nascem sobretudo entre outubro e dezembro em habitat natural. A maioria das fêmeas reprodutoras origina uma cria por ano. Tal como em outras espécies de lémure, estas só dão os seus primeiros passos depois das 3 semanas de vida, altura em que se fixam no dorso da progenitora.
Â
Conservação
Â
Fortemente ameaçada pela destruição do habitat, sobretudo pelo corte e queima da floresta. A caça para consumo e para o comércio de animais exóticos, também é uma ameaça importante. A população diminuiu mais de 50% em apenas 24 anos. IncluÃda no apêndice I da CITES*.
* Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.
Â
Distribuição e Habitat
Floresta húmida.