É o maior carnÃvoro africano. Apresenta dimorfismo sexual, o macho é maior e mais pesado que a fêmea e exibe uma extensa juba que se começa a evidenciar a partir dos 3 anos de idade. Ambos, exibem um tufo de pêlos na ponta da cauda, que utilizam na comunicação entre o grupo, além de expressões corporais e vocalizações.Â
Esta é a única espécie de grandes felinos que vive em grupos sociais. Forma clãs onde há um macho dominante, fêmeas aparentadas (irmãs, primas, filhas) e as suas crias. A vida em grupo permite a partilha de tarefas. O macho adulto é sempre o dominante do grupo, é ele quem patrulha, marca e defende o território, e quem cuida das crias quando as leoas se ausentam; já a obtenção de alimento para todos é da responsabilidade das fêmeas que caçam em equipa de forma muito eficaz.
Â
Os leões recorrem a diversas formas de comunicação entre os elementos do grupo, como inúmeras posturas corporais e vocalizações. O contacto fÃsico é comum e inclui lambidelas, cabeçadas, patadas, encontrões, sendo uma forma de manter as relações e de aprendizagem para as crias.Â
Machos e fêmeas distinguem-se facilmente. A juba faz com que o macho pareça maior e mais imponente. É importante para enfrentar outros machos na defesa do território e do seu clã. Protege-o das garras e dentes dos adversários nas lutas e as fêmeas tendem a preferir machos com jubas maiores e de determinadas cores.
Â
As fêmeas tendem a sincronizar cios o que possibilita a amamentação das crias por outras fêmeas que não apenas a progenitora. As crias estão totalmente dependentes de cuidados nos primeiros 16 meses de vida. As fêmeas originam crias novas a cada 2 anos e, sempre que é preciso, além dos cuidados da progenitora, os pequenos leões podem contar com as tias, primas ou irmãs mais velhas.
As medidas de conservação para a sobrevivência do Leão-africano (Panthera leo leo) focam-se na redução do conflito Leão-Homem, na conservação e aumento do habitat e na disponibilidade de presas naturais. Atualmente distribui-se por apenas 22% da sua área de distribuição histórica. E praticamente todos estão em áreas protegidas, como parques e reservas naturais.
Savana.
![]() |
Comprimento: 1,6-1,9 m Altura: 1,2 m |
![]() |
Comprimento: 1,7-2,5 m Altura: 1,2 m |
![]() |
120-180 kg |
![]() |
150-240 kg |