Caracteriza-se pelo tufo de pelos na cabeça, semelhante a um capuz. A pelagem é geralmente negra nos adultos e alaranjada nos juvenis. Na subespécie oriental (T. auratus auratus), aqui representada, os adultos podem manter a coloração dos juvenis. As fêmeas distinguem-se pela mancha clara de pelo na zona púbica.
Espécie arbórea. Vive em pequenos grupos territoriais com 1 ou 2 machos. As fêmeas são muito agressivas em relação a fêmeas de outros grupos. Tem o estômago adaptado à digestão de material vegetal, incluindo a degradação da celulose por ação bacteriana, e glândulas salivares desenvolvidas para facilitar a ingestão.
O acasalamento pode ocorrer em qualquer altura do ano, no entanto, só ocorre uma vez por ano. A cria é amamentada durante perto de 1 ano e pode receber cuidados de outras fêmeas do grupo que não a progenitora.
Esta espécie tem um historial de diminuição contÃnua da população, como resultado da captura para o comércio ilegal, caça para consumo humano, perda e degradação do habitat. Está incluÃda no apêndice II da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção).
Floresta tropical húmida.
![]() |
Comprimento: ≤87 cm Altura: 44-65 cm |
![]() |
7 kg |