Os indivíduos desta espécie variam muito na cor da pelagem, no entanto, desde os maioritariamente castanhos, negros ou cor de palha, todos apresentam uma franja branca em torno da face de pele negra, e pelagem branca nas patas, posteriores e anteriores.
As suas vocalizações altas e complexas e exibições nas copas das árvores são estratégias de defesa do território. Desloca-se por braquiação, utilizando os longos braços. Numa só “braçada” pode percorrer 3 metros. Tem um notável equilíbrio, percorrendo em posição bípede ramos em altitude.
Julga-se que este primata seja tendencialmente monogâmico, no entanto, há registo de casais que se formam mas que não se mantêm para toda a vida. Os membros do casal também vocalizam em duetos para fortalecer a sua ligação. As crias, aos 6 anos, já têm a estrutura corporal dos adultos.
A caça é a ameaça mais significativa, seguida da fragmentação do habitat. Esta espécie é caçada tanto para o consumo humano como para o comércio ilegal de espécies exóticas. Espécie incluída no apêndice I da CITES*.
*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção
Florestas tropicais húmidas.
![]() |
Altura: 42-59 cm |
![]() |
4-8 kg |