Â
É uma das 8 subespécies de Colobo-guereza conhecidas, e distingue-se pelo manto branco em forma de U que lhe cobre os flancos, a região dorsal inferior e a cauda. Nas subespécies mais orientais, como o Colobo-guereza-kikuyu, o tufo terminal de pelos-brancos ocupa 70% da cauda. As crias nascem com pelagem totalmente branca e a pele da face rosada.
Hábitos
Â
Espécie arbórea que vive tipicamente em grupos pequenos de 6-10 indivÃduos. É territorial, no entanto, os confrontos com outros grupos raramente se tornam fÃsicos. Recorre a vocalizações e exibições que incluem saltos entre ramos e saltos do topo das árvores para ramos a menor altitude.
Reprodução
Â
A cópula pode ser solicitada tanto pelo macho como pela fêmea, e fazem-no através de vocalizações de baixa intensidade que dirigem ao par. A cria adquire a coloração dos adultos perto dos 3-4 meses de idade. Nas deslocações, as crias são transportadas na zona ventral da progenitora mas podem ser transportadas também por outra fêmea do grupo.
Conservação
Â
A destruição do habitat, em especial devido à desflorestação, e à caça para o comércio ilegal, são as suas principais ameaças. Esta espécie está incluÃda no apêndice II da CITES*.
*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção
Distribuição e Habitat
Â
Florestas montanhosas com cursos de água.