É o maior de todos os marsupiais. No focinho tem uma faixa branca ao longo das bochechas. Evidente dimorfismo sexual no tamanho e na cor. Os machos têm pelagem avermelhada/cor de tijolo enquanto a das fêmeas é cinza azulada. Ambos com zona ventral e ponta da cauda clara, patas e dedos quase negros.
Hábitos
Vive em grupos pouco coesos com 2-3 animais, mas podem ir até aos 25. É seletiva com preferência por plantas verdes, como rebentos. Pode fazer deslocações de mais de 200 km para se alimentar. Envia sinais de perigo batendo sonoramente as patas no solo. Comunica através de vocalizações semelhantes a grunhidos, tosse e assobios.
Reprodução
O acasalamento ocorre em qualquer altura do ano. Existe diapausa embrionária. Por volta dos 5-6 meses de idade, a cria sai da bolsa marsupial por curtos perÃodos de tempo. Sai definitivamente por volta dos 235-240 dias, regressando apenas para mamar por mais 3-4 meses.
Conservação
Ocorre em muitas áreas protegidas sem grandes ameaças diretas, à exceção dos dingos. A caça está regulamentada para a produção de carne e peles. São, no entanto, susceptÃveis ao impacto das alterações climáticas.
Distribuição e Habitat
Regiões áridas e semi-áridas.