Adaptada ao deserto rochoso e árido, é inconfundÃvel pelas suas duas bossas. O pelo cai com o aumento da temperatura. Os olhos estão protegidos por sobrancelhas espessas, pestanas duplas e longas. As patas terminam em dois dedos ligados por uma almofada plana, ideal para as deslocações tanto na areia como na neve.
É capaz de passar muito tempo sem se alimentar e sem beber água. Conta com as bossas, que funcionam como reservas de gordura, fezes secas, urina concentrada e pouca transpiração. Um animal pode perder 40% do seu peso corporal sem prejuÃzo para o seu organismo.
Estruturados em haréns, os machos mais jovens são obrigados a deixar o grupo pelo macho dominante. A fêmea em parto afasta-se do grupo e mantém-se com a sua cria recém-nascida, afastada, durante as primeiras 2 semanas de vida. Os nascimentos dão-se principalmente em março ou abril, quando há maior abundância de alimento.
Atualmente só existem populações selvagens de camelo no deserto de Gobi e Gashun Gobi, na China e Mongólia. Esta população está a diminuir a uma taxa de 80% nos próximos 45 a 50 anos. O camelo continua a ser alvo de caça para alimentação humana, predação por lobos, e degradação do habitat.
Deserto e estepes semidesérticas.
![]() |
Comprimento: 250-300 cm Altura: 160-180 cm |
![]() |
600 kg |