É o maior animal terrestre da América do Norte. Sendo um bovÃdeo de corpo maciço, caracteriza-se pela cabeça grande em relação ao corpo e pela curvatura muscular, semelhante a uma bossa, que suporta o peso da colossal cabeça. Os machos são maiores do que as fêmeas.
Espécie herbÃvora ruminante. A sua dieta básica é constituÃda por herbáceas. Vive geralmente em manadas matriarcais, grupos só de machos, e grupos mistos de reprodução. Migra tipicamente em fila indiana, sendo a liderança assumida por um dos indivÃduos mais velhos da manada.
Os machos lutam entre si pelo acesso às fêmeas e, apesar de atingirem a maturidade sexual perto dos 3 anos, não conseguem competir com sucesso antes dos 5. Cada cria é ferozmente defendida pela progenitora e amamentada durante cerca de um ano. A pelagem clara das crias começa a escurecer a partir dos 2,5 meses.
Através de medidas de conservação, a população actual estabilizou perto dos 30.000 animais. A maioria vive em parques ou coleções particulares. Muitos destes animais são criados para fins comerciais, sem peso para a conservação da espécie.
Pradarias, planÃcies e áreas florestadas.
![]() |
Comprimento: <3,5 m Altura: 1,95 m |
![]() |
500-1000 kg |