Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Áxis
Axis axis axis

Como todos os veados, exibe no topo da cabeça, hastes ou armações feitas de osso. Tipicamente, as hastes caem no outono depois da fase reprodutiva das fêmeas, e crescem na primavera seguinte, aumentando de tamanho de ano para ano. No áxis, porém, não existe uma época reprodutiva marcada e por isso, os machos podem apresentar hastes em fases diferentes. As hastes em crescimento são revestidas por pele a que se chama “veludo”, e que cai de forma gradual.

Sendo presas, utilizam várias estratégias de defesa como a vida em grupo e picos de atividade sobretudo ao início e final do dia. Contrariamente à maioria dos veados, todos apresentam pelagem igual: avermelhada com pintas brancas ao longo do corpo, e uma risca longitudinal negra no dorso, desde as crias aos machos adultos.

Existe dimorfismo sexual: um macho é 40-60% mais pesado que uma fêmea, e só ele tem armações. Estas são finas e com 3-4 bifurcações. A pelagem é igual em ambos os sexos com uma mancha de pelo branco na garganta e uma linha longitudinal negra no dorso.

Hábitos

A organização social do Áxis consiste em manadas temporárias de 6-12 animais, com 2/3 unidades familiares (progenitoras e crias) acompanhadas por machos subadultos e visitadas por machos dominantes. Apesar de não se observar um comportamento territorial, os machos definem uma hierarquia relativa aos direitos de acasalamento, assente na dimensão das armações: o macho dominante é, geralmente, aquele que possui armações maiores e por isso acasala com um maior número de fêmeas.

Atividade
Zoo Imagem
Crepuscular e Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Gregária
Dieta
Zoo Imagem
Herbívora
Reprodução

Verifica-se um pico de acasalamentos entre março e julho. Geralmente, o macho dominante é o que possui armações maiores e é o que acasala com um maior número de fêmeas. Nos primeiros dias de vida, a cria fica num esconderijo.

Reprodução
Zoo Imagem
Vivípara
Nº de Crias
Zoo Imagem
1 cria
Gestação
Zoo Imagem
8 meses
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
10-16 meses
Conservação

O Áxis é uma espécie classificada como Pouco Preocupante pela UICN, a União Internacional para a Conservação da Natureza. No entanto, esta classificação prende-se sobretudo com a sua ampla distribuição, estando ainda assim, dependente de áreas protegidas. A sua sobrevivência depende de um frágil equilíbrio estabelecido com as comunidades locais e o seu gado doméstico que compete com os Áxis tanto por espaço como por alimento.

O Jardim Zoológico orgulha-se do nascimento de inúmeras crias desta espécie ao seu cuidado.

Distribuição e Habitat

As mais de 40 espécies diferentes de veado podem ser encontradas em quase todo o Mundo, já que estão adaptadas a uma grande amplitude de habitats. O Áxis (Axis axis) é um veado habitante preferencial da floresta caducifólia asiática. Originário da Índia, está também presente em partes do Nepal, Butão, Bangladesh e Sri Lanka. No entanto, tem sido introduzido noutros pontos do planeta como a Austrália, o Brasil e alguns países europeus. Prefere florestas caducifólias e pastagens

Zoo Imagem
 
Classe: Mamíferos
Ordem: Cetartiodactyla
Família: Cervidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 1,4-1,55 m
Altura: 70-95 cm
Peso
Zoo Imagem
45-85 kg
Apadrinhar
Apadrinhado por
Zoo Imagem
Apadrinhe o Áxis!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: axis ,
DESCRIPTION: Áxis. Existe dimorfismo sexual: um macho e 40-60% mais pesado que uma femea, e so ele tem armacoes. Estas sao finas e com 3-4 bifurcacoes. A pelagem e igual em ambos os sexos com uma mancha de pelo branco na garganta e uma linha longitudinal negra no dors