Como todos os veados, exibe no topo da cabeça, hastes ou armações feitas de osso. Tipicamente, as hastes caem no outono depois da fase reprodutiva das fêmeas, e crescem na primavera seguinte, aumentando de tamanho de ano para ano. No áxis, porém, não existe uma época reprodutiva marcada e por isso, os machos podem apresentar hastes em fases diferentes. As hastes em crescimento são revestidas por pele a que se chama “veludo”, e que cai de forma gradual.
Sendo presas, utilizam várias estratégias de defesa como a vida em grupo e picos de atividade sobretudo ao início e final do dia. Contrariamente à maioria dos veados, todos apresentam pelagem igual: avermelhada com pintas brancas ao longo do corpo, e uma risca longitudinal negra no dorso, desde as crias aos machos adultos.
Existe dimorfismo sexual: um macho é 40-60% mais pesado que uma fêmea, e só ele tem armações. Estas são finas e com 3-4 bifurcações. A pelagem é igual em ambos os sexos com uma mancha de pelo branco na garganta e uma linha longitudinal negra no dorso.
A organização social do Áxis consiste em manadas temporárias de 6-12 animais, com 2/3 unidades familiares (progenitoras e crias) acompanhadas por machos subadultos e visitadas por machos dominantes. Apesar de não se observar um comportamento territorial, os machos definem uma hierarquia relativa aos direitos de acasalamento, assente na dimensão das armações: o macho dominante é, geralmente, aquele que possui armações maiores e por isso acasala com um maior número de fêmeas.
Verifica-se um pico de acasalamentos entre março e julho. Geralmente, o macho dominante é o que possui armações maiores e é o que acasala com um maior número de fêmeas. Nos primeiros dias de vida, a cria fica num esconderijo.
O Áxis é uma espécie classificada como Pouco Preocupante pela UICN, a União Internacional para a Conservação da Natureza. No entanto, esta classificação prende-se sobretudo com a sua ampla distribuição, estando ainda assim, dependente de áreas protegidas. A sua sobrevivência depende de um frágil equilíbrio estabelecido com as comunidades locais e o seu gado doméstico que compete com os Áxis tanto por espaço como por alimento.
O Jardim Zoológico orgulha-se do nascimento de inúmeras crias desta espécie ao seu cuidado.
As mais de 40 espécies diferentes de veado podem ser encontradas em quase todo o Mundo, já que estão adaptadas a uma grande amplitude de habitats. O Áxis (Axis axis) é um veado habitante preferencial da floresta caducifólia asiática. Originário da Índia, está também presente em partes do Nepal, Butão, Bangladesh e Sri Lanka. No entanto, tem sido introduzido noutros pontos do planeta como a Austrália, o Brasil e alguns países europeus. Prefere florestas caducifólias e pastagens
![]() |
Comprimento: 1,4-1,55 m Altura: 70-95 cm |
![]() |
45-85 kg |