Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Turaco-violeta
Musophaga violacea

A plumagem é violeta à exceção da extremidade das asas, das penas da coroa e da nuca, que têm coloração escarlate. Apresenta risca ocular de cor branca. O bico e a zona em torno dos olhos são cor-de-laranja, e um escudo frontal de cor amarela na fronte.

Hábitos

Os pares são muito territoriais e ambos defendem o seu território. É uma espécie muito ágil que salta de ramo em ramo na copa das árvores à procura de alimento. Junta-se em pequenos bandos quando há abundância alimentar. 

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Solitária e Bando
Dieta
Zoo Imagem
Omnívora
Reprodução

Espécie monogâmica. No ritual de acasalamento, o par alimenta-se mutuamente e persegue-se entre os ramos enquanto exibem a cor escarlate das asas. O ninho é feito com ramos, e escondido na folhagem densa. Ambos os progenitores incubam os ovos e alimentam as crias.

Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
2 ovos
Incubação
Zoo Imagem
25-26 dias
Tempo no ninho
Zoo Imagem
4 semanas
Conservação

Embora seja relativamente abundante, algumas populações estão ameaçadas pela captura intensiva para o comércio de aves exóticas. Está incluída no apêndice III da CITES*.

Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.

Distribuição e Habitat

Florestas de galeria, orla de florestas e zonas ripárias de savanas.

Zoo Imagem
 
Classe: Aves
Ordem: Cuculiformes
Família: Musophagidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 50 cm
Peso
Zoo Imagem
<360g
Apadrinhar
Apadrinhe o Turaco-violeta!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: turaco , violeta ,
DESCRIPTION: Turaco-violeta. A plumagem e violeta a excecao da extremidade das asas, das penas da coroa e da nuca, que tem coloracao escarlate. Apresenta risca ocular de cor branca. O bico e a zona em torno dos olhos sao cor-de-laranja, e um escudo frontal de cor amar