A crista ereta é longa e marginada de branco. O abdómen e as penas inferiores da cauda são quase negras. A zona em torno dos olhos é vermelha tal como o bico. Apresenta linha negra e branca abaixo dos olhos e mancha branca nos loros.
Espécie sedentária e territorial. Alimenta-se sobretudo de frutos. Sendo arbórea, tem preferência pelo coberto vegetal mais denso. Sabe-se pouco acerca do comportamento desta espécie.
O ninho é uma plataforma de raminhos construÃda nos ramos mais largos de arbustos e árvores a 3-10 metros do solo. Ambos os elementos do casal incubam os ovos, e as crias são totalmente dependentes durante os primeiros tempos de vida. Os juvenis são capazes de voar com cerca de um mês de idade.
A desflorestação é uma ameaça importante. Algumas populações são também pressionadas pela captura para o comércio ilegal. Está incluÃda no apêndice II da CITES*.Â
Florestas montanhosas e costeiras.
![]() |
Comprimento: 46 cm |
![]() |
<380 g |