Â
As duas subespécies distinguem-se pela cor da crista, que pode ser negra ou vermelha. A base do bico e a região lateral do pescoço têm coloração branca. A plumagem é esverdeada, exceto a extremidade das asas, que é escarlate. O bico e a zona em torno dos olhos destacam-se pela cor vermelha/alaranjada.Â
Â
Hábitos
Â
Espécie sedentária e territorial. Ambos os elementos do casal defendem o território. Alimenta-se sobretudo de frutos e bagas. E vive sobretudo na copa das árvores, raramente descendo ao solo.
Â
Reprodução
Â
Espécie monogâmica. Tal como noutras espécies de turaco, o ninho é escondido na folhagem densa e construÃdo com raminhos. Ambos os elementos do casal incubam os ovos e cuidam das crias nos primeiros tempos de vida. Os juvenis começam a voar perto dos 26 dias de idade.
Â
Conservação
Â
Apesar de ser uma espécie abundante na sua área de distribuição, a destruição do habitat é considerada como um potencial fator de ameaça. Está incluÃda no apêndice II da CITES*.Â
*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.
Â
Distribuição e Habitat
Â
Florestas montanhosas, florestas de galeria e vales arborizados.
Â