Não existe dimorfismo sexual. A plumagem é cinzento-clara, à exceção do peito de cor púrpura-rosado. Distingue-se das outras espécies do mesmo género, pela coroa de penas cinzentas e brancas que apresenta no topo da cabeça. A zona periocular, em torno dos olhos, é negra.
Espécie sedentária e gregária, pode viver em casais ou pequenos bandos até 10 aves. É comum alimentar-se em grupo no solo da floresta e descansar, nos ramos mais baixos das árvores. Alimenta-se sobretudo de bagas, frutos e sementes.
Espécie monogâmica, em que os pares se podem manter por mais do que uma época reprodutiva. A incubação e os cuidados com a cria são realizados por ambos os progenitores. Tal como em todos os outros columbiformes, os progenitores produzem e alimentam as crias nos primeiros dias de vida com “leite de papo”.
Está ameaçada pela desflorestação, caça para alimentação humana e obtenção das penas e, ainda, pela captura para o comércio internacional de aves exóticas. Espécie incluída no apêndice II da CITES.
*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.
Florestas alagadas e secas, geralmente em terras baixas.
![]() |
Comprimento: 66-74 cm |
![]() |
2,5 kg |