Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Pelicano-real
Pelecanus onocrotalus

A plumagem é branca, exceto nas extremidades das asas, onde é negra. Esta coloração escura só é visível em voo ou com as asas abertas. Sob o bico, apresenta uma pele amarela, típica do género Pelecanus, o saco gular. Na extremidade do bico conta com um pequeno gancho, que facilita a captura do peixe.

Hábitos

As populações do norte da área de distribuição são migratórias. Pesca em bando de forma cooperativa, empurrando os peixes com o bico para águas menos profundas. Passa grande parte do dia a descansar, a alisar as penas com o bico e na água.

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Bando
Dieta
Zoo Imagem
Piscívora
Reprodução

Na época reprodutiva, forma grandes colónias. Como ritual de acasalamento, o macho exibe à fêmea a sua crista de penas da cabeça e o saco gular colorido. Os cuidados parentais e com o ninho, são partilhados pelo par. Os juvenis reúnem-se em pequenos bandos.

Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
2 ovos
Incubação
Zoo Imagem
29-36 dias
Tempo no ninho
Zoo Imagem
20 -25 dias
Conservação

Tal como a maioria das aves aquáticas, encontra-se ameaçada pela diminuição dos stocks de peixe, pela poluição e pela perturbação humana no seu habitat.

Distribuição e Habitat

Zonas costeiras, lagos, lagoas e deltas de rios.

Zoo Imagem
 
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Pelecanidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento:
Altura: 1,45 cm
Zoo Imagem
Comprimento:
Altura: 1,75 m
Peso
Zoo Imagem
5-9 kg
Apadrinhar
Apadrinhado por
Zoo Imagem
Apadrinhe o Pelicano-real!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: pelicano , real ,
DESCRIPTION: Pelicano-real. A plumagem e branca, exceto nas extremidades das asas, onde e negra. Esta coloracao escura so e visivel em voo ou com as asas abertas. Sob o bico, apresenta uma pele amarela, tipica do genero Pelecanus, o saco gular. Na extremidade do bico