Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Papagaio-vináceo
Amazona vinacea

A plumagem tem um efeito escamoso na cabeça, devido à extremidade escura das penas. Os loros (na base do bico) são vermelhos, a nuca é azulada e o peito é caracteristicamente roxo ou vináceo. Os juvenis não apresentam coloração vermelha no bico.

Hábitos

É uma espécie barulhenta, tímida mas sociável fora da época de reprodução. Nas populações residentes no Brasil verificam-se movimentos dispersivos que acompanham os ciclos de produção de sementes e frutos de que se alimentam. Fora da época reprodutiva, vive em bandos maiores e descansa de forma comunitária.

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Casal e Bando
Dieta
Zoo Imagem
Frugívora ou Granívora
Reprodução

Nidifica de setembro a janeiro, em cavidades em troncos de árvores de várias espécies. Durante este período vive em casais ou pequenos grupos de aves. Pode tornar-se agressiva.

Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
2-4 ovos
Incubação
Zoo Imagem
25-26 dias
Tempo no ninho
Zoo Imagem
10 semanas
Conservação

População estimada entre 1970 e 2650 indivíduos. A indústria madeireira, colonização humana e agricultura, o tráfico ilegal e a perturbação dos locais de nidificação são as maiores ameaças. Espécie incluída no apêndice I da CITES*.

*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção

Distribuição e Habitat

Mata Atlântica, desde floresta húmida a floresta de pinheiros.

Zoo Imagem
 
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: <30 cm
Peso
Zoo Imagem
<316 g
Apadrinhar
Apadrinhe o Papagaio-vináceo!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: papagaio , vinaceo ,
DESCRIPTION: Papagaio-vinaceo. A plumagem tem um efeito escamoso na cabeca, devido a extremidade escura das penas. Os loros (na base do bico) sao vermelhos, a nuca e azulada e o peito e caracteristicamente roxo ou vinaceo. Os juvenis nao apresentam coloracao vermelha