A plumagem é amarela na coroa e fronte, e da base do bico em direção ao olho. Esta mancha é intercetada por uma risca azul dos loros até depois dos olhos. O bico é claro, cinzento e amarelado. Adultos e juvenis são semelhantes na plumagem.
Durante o dia deslocam-se em pares, no entanto, à noite reúnem-se grupos de centenas de aves para dormir. Pode realizar movimentos diários locais e até visitar e apanhar frutos de plantações no caso de falta de disponibilidade alimentar.
O ninho é feito numa cavidade de uma árvore. A época de nidificação varia com a localização geográfica. O macho encarrega-se de alimentar a fêmea enquanto esta incuba os ovos ou alimenta as crias, regurgitando para que ela se alimente.
É relativamente abundante na sua área de distribuição, sendo inclusive considerada uma praga agrÃcola nalguns locais. No entanto, têm-se verificado declÃnios em zonas sujeitas a desflorestação e devido à s capturas para o comércio ilegal de aves exóticas. Esta espécie está incluÃda no apêndice II da CITES*.
*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.
Floresta húmida atlântica, de galeria, savanas arborizadas, mangais, parques e jardins urbanos.
![]() |
Comprimento: 31-33 cm |
![]() |
300-470 g |