Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Lório-arco-íris
Trichoglossus haematodus moluccanus

Reconhecem-se 20 subespécies e a representada no Jardim Zoológico (Trichoglossus haematodus moluccanus) apresenta cabeça e abdómen de cor violácea, peito alaranjado e vários tons de verde no resto do corpo. O bico é vermelho-alaranjado.

Hábitos

Alimenta-se principalmente de néctar e pólen mas também de frutos, sementes e flores. É uma espécie muito ativa e ruidosa. Pode viver em casais ou formar pequenos bandos. Há populações nómadas e outras que realizam movimentos diários entre os locais de repouso e de alimentação.

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Bando
Dieta
Zoo Imagem
Granívora
Reprodução

A época de nidificação varia com a localização. O ninho pode ser construído em troncos largos de árvores ou no solo em pequenas ilhas protegidas de predadores. As crias são dependentes dos progenitores durante os primeiros tempos de vida.

Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
1-3 ovos
Incubação
Zoo Imagem
25 dias
Tempo no ninho
Zoo Imagem
7-8 semanas
Conservação

É uma das espécies de psitacídeos mais abundantes no planeta. No entanto, a perda do habitat e a captura para o comércio ilegal de espécies exóticas, ameaçam algumas subespécies. Está incluída no apêndice II da CITES*.


* Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção
Distribuição e Habitat

Habitats das terras baixas, floresta, plantações de coco, savanas e mangais.

Zoo Imagem
 
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 26 cm
Peso
Zoo Imagem
180 g
Apadrinhar
Apadrinhado por
Zoo Imagem
Apadrinhe o Lório-arco-íris!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: lorio , arco , iris ,
DESCRIPTION: Lorio-arco-iris. Reconhecem-se 20 subespecies e a representada no Jardim Zoologico (Trichoglossus haematodus moluccanus) apresenta cabeca e abdomen de cor violacea, peito alaranjado e varios tons de verde no resto do corpo. O bico e vermelho-alaranjado.