Deve o seu nome à caracterÃstica coroa de penas douradas que apresenta na cabeça. É sÃmbolo nacional do Uganda. A sua envergadura de asas pode ir até aos 2 metros. Não existe dimorfismo sexual. A plumagem das asas é branca e amarela e a cauda castanho-avermelhada sendo a restante cinzenta. Apresenta ainda máscara facial branca.
Espécie sedentária, apesar de poder realizar movimentos dispersivos locais conforme a disponibilidade alimentar, nidificação e precipitação. Segue uma dieta generalista, alimentando-se de sementes, erva, invertebrados e pequenos invertebrados.
Espécie monogâmica, forma casais para a vida. A época de nidificação varia com a localização geográfica. O ninho é uma plataforma circular construÃda nas margens de zonas húmidas com herbáceas e vegetação aquática. Ambos os elementos do casal participam na construção do ninho, na incubação e nos cuidados com as crias.
A destruição do habitat, sobretudo das zonas húmidas de nidificação, e a captura de animais e de ovos são a principal ameaça à sobrevivência da espécie. Está incluÃda no apêndice II da CITES*.Â
Â
Â
Â
* Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.
Zonas húmidas, savanas abertas e campos de cultivo.