É uma ave de rapina conhecida pelo seu outro nome comum, abutre. Tem plumagem castanha com exceção do pescoço e da cabeça, onde apresenta apenas uma penugem branca. Voa grandes distâncias a planar e quase sem bater as asas.
Cooperam na procura de alimento, os vários indivíduos dispersam em busca de um cadáver de tamanho razoável, juntando-se depois para o comerem. Os adultos são sobretudo sedentários. Alguns indivíduos invernam em África (sobretudo juvenis) e muitos (nem todos) regressam à Europa em abril-maio.
A reprodução em habitat natural é mais frequente entre dezembro e março. Antes da cópula, o macho corteja a fêmea em terra. Faz o ninho em saliências ou em pequenas grutas nas escarpas. Nidifica em colónias onde se juntam cerca de 20 casais, podendo ir até aos 150. Macho e fêmea incubam o ovo e alimentam a cria com alimento semi-digerido.
Esta espécie está ameaçada sobretudo pela diminuição das presas, pela perturbação humana nos locais onde nidifica, e pelo envenenamento e abate ilegal. Está incluída no apêndice II da CITES*.
*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.
Grande diversidade de habitats. Preferência por áreas abertas.
![]() |
Comprimento: 95-110 cm |
![]() |
6-11 kg |