Existe dimorfismo sexual no tamanho e na plumagem. O macho, com esporões nas patas, tem a plumagem em tons de cinzento, no abdómen tem cor negra com reflexos azuis e a cauda comprida em cor verde. Na cabeça tem um penacho comprido de cor púrpura escura. A fêmea é acastanhada com marcações mais escuras nas asas e na cauda.
Hábitos
Espécie terrestre que sobe à s árvores apenas para dormir e procurar refúgio. Alimenta-se de uma grande variedade de frutos e bagas caÃdos no solo, mas também de minhocas e outros invertebrados que procura com as patas e o bico, raspando e escavando o solo. Há pouca informação sobre o comportamento desta espécie.
Reprodução
Constrói o ninho no solo, em cavidades junto a raÃzes de árvores. Nidifica em abril e maio, e só a fêmea incuba os ovos. Na parada nupcial, o macho faz vibrar as asas, ergue a cauda, exibe a máscara facial e levanta o penacho. As crias são nidÃfugas, isto é, abandonam o ninho imediatamente após a eclosão; alimentam-se sozinhas, mas seguem a progenitora até serem independentes.
Conservação
Encontra-se ameaçada pela destruição do habitat e pela caça, desportiva e para alimentação humana. A população está a passar por um declÃnio lento a moderado.
Distribuição e Habitat
Distribuição: Myanmar, Vietname, Laos, Tailândia e Camboja.
Habitat: Florestas húmidas e florestas de bambu.