O macho apresenta plumagem vistosa em tons metálicos de verde-escuro, verde-azulado e negro. A cauda forma um leque acastanhado com duas filas de ocelos verdes. Na cabeça, tem uma longa crista de cor verde metálica. A fêmea é castanha, com uma pequena crista da mesma cor e máscara facial bege.
Hábitos
Esta espécie vive, alimenta-se e nidifica no solo da floresta. Vive em casais ou pequenos grupos familiares. Há pouca informação acerca do comportamento desta espécie. A sua dieta é variada e inclui frutos, rebentos, insetos e outros invertebrados.
Reprodução
Na parada nupcial o macho circunda a fêmea e exibe a crista e o padrão ocelado da plumagem. A fêmea demonstra recetividade quando aceita ofertas de alimento do macho. A incubação é realizada pela fêmea e as crias saem do ninho precocemente, logo após a eclosão do ovo.
Conservação
A sua população está a diminuir sobretudo devido à destruição do habitat, mas também pela intensa captura para o comércio internacional de aves exóticas. A espécie está incluÃda no apêndice I da CITES*.
* Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção
Papel do Zoo: Participa no programa Europeu de Reprodução desta espécie (EEP).
Distribuição e Habitat
Distribuição: Filipinas, ilha de Palawan.
Habitat: Florestas primárias e secundárias.