A crista é de tamanho médio e o bico relativamente curto. Não apresenta dimorfismo sexual: machos, fêmeas e juvenis são semelhantes. Caracteriza-se pela cor vermelha-alaranjada da plumagem entre os olhos e o bico. A pele nua em torno do olho é de cor azul.
Forma grandes e ruidosos bandos que podem percorrer grandes distâncias à procura de água e alimento. Há registo de bandos de mais de 3000 aves desta espécie em campos cultivados. Durante o perÃodo de reprodução, estes bandos dividem-se noutros mais pequenos. É uma espécie muito sociável.
A época de reprodução varia com a localização geográfica. Esta espécie nidifica em ocos de árvores, e ambos os elementos do casal incubam os ovos e alimentam as crias. Os casais podem utilizar o mesmo ninho em anos sucessivos, sendo frequente a existência de vários ninhos de pares diferentes na mesma árvore.
É uma espécie relativamente abundante na sua área de distribuição e inclusive considerada uma praga agrÃcola, sendo frequentemente abatida por este motivo. Esta espécie está incluÃda no apêndice II da CITES*.
Â
Florestas com vegetação herbácea, matagais e pastagens.
![]() |
Comprimento: 38 cm |
![]() |
350-530 g |