Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Catatua-sanguínea
Cacatua sanguinea

A crista é de tamanho médio e o bico relativamente curto. Não apresenta dimorfismo sexual: machos, fêmeas e juvenis são semelhantes. Caracteriza-se pela cor vermelha-alaranjada da plumagem entre os olhos e o bico. A pele nua em torno do olho é de cor azul.

Hábitos

Forma grandes e ruidosos bandos que podem percorrer grandes distâncias à procura de água e alimento. Há registo de bandos de mais de 3000 aves desta espécie em campos cultivados. Durante o período de reprodução, estes bandos dividem-se noutros mais pequenos. É uma espécie muito sociável.

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Bando
Dieta
Zoo Imagem
Frugívora ou Granívora
Reprodução

A época de reprodução varia com a localização geográfica. Esta espécie nidifica em ocos de árvores, e ambos os elementos do casal incubam os ovos e alimentam as crias. Os casais podem utilizar o mesmo ninho em anos sucessivos, sendo frequente a existência de vários ninhos de pares diferentes na mesma árvore.

Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
2-3 ovos
Incubação
Zoo Imagem
24-26 dias
Tempo no ninho
Zoo Imagem
7 semanas
Conservação

É uma espécie relativamente abundante na sua área de distribuição e inclusive considerada uma praga agrícola, sendo frequentemente abatida por este motivo. Esta espécie está incluída no apêndice II da CITES*.

 

*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.
Distribuição e Habitat

Florestas com vegetação herbácea, matagais e pastagens.

Zoo Imagem
 
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 38 cm
Peso
Zoo Imagem
350-530 g
Apadrinhar
Apadrinhe a Catatua-sanguínea!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: catatua , sanguinea ,
DESCRIPTION: Catatua-sanguinea. A crista e de tamanho medio e o bico relativamente curto. Nao apresenta dimorfismo sexual: machos, femeas e juvenis sao semelhantes. Caracteriza-se pela cor vermelha-alaranjada da plumagem entre os olhos e o bico. A pele nua em torno do