Distingue-se pela mancha salmão entre os olhos e o bico e em cada lado da face. A plumagem da parte de baixo da cauda é amarelo-clara e a pele nua em torno dos olhos é azul-clara. O macho é ligeiramente maior do que a fêmea, e os seus olhos são negros enquanto que os da fêmea são avermelhados.
Realiza movimentos diários entre os locais de alimentação e de repouso: procura alimento nas zonas de cultivo costeiras e recolhe-se nas florestas húmidas interiores. Sabe-se pouco acerca do comportamento da espécie em estado selvagem.
Existe pouca informação sobre o comportamento reprodutor desta espécie em estado selvagem. Sabe-se que as suas crias são altriciais, ou seja, são totalmente dependentes dos progenitores durante os primeiros tempos de vida.
A captura continuada para o comércio ilegal de aves exóticas tem sido significativa ao longo dos anos. É também considerada uma praga agrÃcola, havendo perseguição direta pelos agricultores. A perda de habitat também já se começa a fazer sentir. Esta espécie está incluÃda no apêndice I da CITES*.
*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.
Zonas costeiras abertas e de cultivo e florestas húmidas interiores.
![]() |
Comprimento: 30-32 cm |
![]() |
300 g |