Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Catatua-de-bico-comprido
Cacatua tenuirostris

Distingue-se pela banda de cor escarlate na garganta, e pelas penas  amarelas na zona inferior da cauda.  Apresenta um grande anel periocular (em  torno dos olhos) de cor azul-viva. O bico é particularmente comprido  (mede 4-5 cm de comprimento) e é de cor azulada.

Hábitos

Espécie sedentária e gregária. A dimensão média dos bandos varia com a  disponibilidade alimentar. Procura alimento no solo e alimenta-se sobretudo  de tubérculos, usando o bico especializado para escavar em torno das raízes das plantas.

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Bando
Dieta
Zoo Imagem
Herbívora
Reprodução

A nidificação ocorre de julho a outubro e o ninho é construído em ocos de árvores. Ambos os progenitores incubam os ovos e depois alimentam as crias até 3 semanas depois de saírem do ninho. Poderá haver duas posturas anuais, em casos de excecional abundância alimentar.

Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
2-3 ovos
Incubação
Zoo Imagem
24 dias
Tempo no ninho
Zoo Imagem
7-9 semanas
Conservação

Esta espécie diminuiu drasticamente devido à expansão de pastagens para gado, que fez diminuir a sua principal fonte de alimento natural: uma espécie de margarida. Atualmente, a diminuição de locais de nidificação adequados é uma potencial ameaça.

Distribuição e Habitat

Florestas de eucalipto e pastagens.

Zoo Imagem
 
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 37-40 cm
Peso
Zoo Imagem
500-600 g
Apadrinhar
Apadrinhe a Catatua-de-bico-comprido!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: catatua , de , bico , comprido ,
DESCRIPTION: Catatua-de-bico-comprido. Distingue-se pela banda de cor escarlate na garganta, e pelas penas  amarelas na zona inferior da cauda.  Apresenta um grande anel periocular (em  torno dos olhos) de cor azul-viva. O bico e particularmente comprido  (mede 4-5 cm