Distingue-se pela banda de cor escarlate na garganta, e pelas penas amarelas na zona inferior da cauda. Apresenta um grande anel periocular (em torno dos olhos) de cor azul-viva. O bico é particularmente comprido (mede 4-5 cm de comprimento) e é de cor azulada.
Espécie sedentária e gregária. A dimensão média dos bandos varia com a disponibilidade alimentar. Procura alimento no solo e alimenta-se sobretudo de tubérculos, usando o bico especializado para escavar em torno das raÃzes das plantas.
A nidificação ocorre de julho a outubro e o ninho é construÃdo em ocos de árvores. Ambos os progenitores incubam os ovos e depois alimentam as crias até 3 semanas depois de saÃrem do ninho. Poderá haver duas posturas anuais, em casos de excecional abundância alimentar.
Esta espécie diminuiu drasticamente devido à expansão de pastagens para gado, que fez diminuir a sua principal fonte de alimento natural: uma espécie de margarida. Atualmente, a diminuição de locais de nidificação adequados é uma potencial ameaça.
Florestas de eucalipto e pastagens.
![]() |
Comprimento: 37-40 cm |
![]() |
500-600 g |