Catatua de tamanho médio, com plumagem branca e tonalidade amarela pálida na parte inferior das asas e da cauda. A crista é longa, larga e encurvada para trás. O bico é cinzento-escuro a negro. Existe dimorfismo sexual, machos e fêmeas distinguem-se pela cor da Ãris, castanho-escura no macho e avermelhada na fêmea.
Alimenta-se sobretudo de frutos, que complementa com sementes, mas sabe-se que também ingere insetos. Vive em pares que se podem reunir em pequenos bandos. É uma espécie sedentária embora possa realizar movimentos dispersivos locais.
Espécie monogâmica. O ritual de acasalamento é geralmente iniciado pelo macho, através da exibição da crista e da plumagem. O ninho é construÃdo em ocos de árvores. Ambos os progenitores incubam os ovos e cuidam da cria, tipicamente apenas uma sobrevive.
A população de Catatua-branca na Natureza está a diminuir. A sua principal ameaça é a captura ilegal para o comércio internacional de aves exóticas, seguida pela destruição do habitat. Está incluÃda no apêndice II da CITES*.
*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.
Floresta tropical húmida, plantações e zonas de cultivo.
Comprimento: 46 cm |
630 g |