Calau grande com pele nua periocular azul e plumagem preta, exceto na ponta das penas da cauda onde é branca. Na fêmea, as penas da cabeça, pescoço e garganta são castanhas avermelhadas. O macho apresenta carúnculas azuis pendentes na garganta, casco preto cilÃndrico e olhos vermelhos.
Hábitos
Cerca de 90% da sua dieta é frugÃvora, complementada com insetos e crias de outras aves. Consome mais água do que outros calaus. Dispersa à procura de árvores com fruto. Quando em deslocação, descansa em grupo, geralmente em copas de árvores a 20-50 m de altura.
Reprodução
Sabe-se pouco sobre a reprodução desta espécie. É sazonal, dependendo da localização geográfica e não ocorre anualmente. Geralmente apenas uma cria sobrevive. Nidifica em cavidades naturais nos troncos das árvores a 10-23 metros de altura. Ambos os progenitores selam a entrada do ninho.
Conservação
A ampla distribuição parece ser um fator importante para a conservação da espécie que, ainda assim, está em declÃnio no habitat natural. É alvo de caça para consumo e captura para o comércio ilegal de espécies exóticas.
Distribuição e Habitat
Florestas e áreas de cultivo até aos 1500 m de altitude.