Não existe dimorfismo sexual. A extremidade das penas das asas é negra, contrastando com a restante plumagem. O bico é negro nos adultos reprodutores enquanto que nos adultos imaturos tem uma cor parecida à da plumagem. Os juvenis são acastanhados e adquirem a coloração de adultos com a idade.
Alimenta-se principalmente de crustáceos mas também de anelídeos, moluscos, insetos e pequenos peixes. Os bandos de 30-70 aves, realizam movimentos dispersivos entre os locais de repouso ou nidificação e os locais de alimentação. Deslocam-se a grande altitude, em formações em “V”.
Reproduz-se colonialmente depois da época das chuvas. O ninho é construído nas árvores em altitude e próximo uns dos outros, provavelmente para reduzir o risco de predação. O macho exibe-se à fêmea que, por sua vez, pode ser atacada por ele no caso de o recusar como parceiro afastando-se dele.
Está ameaçada pela caça, pela perturbação humana dos locais de nidificação e pelo uso de pesticidas pelo Homem. Estas aves são o símbolo nacional de Trindade e Tobago, onde são muito respeitadas. Esta espécie está incluída no apêndice II da CITES*.
*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.
Mangais, estuários, lagos pouco profundos e áreas alagadas.
Comprimento: 55-76 cm |
700-900 g |