Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Íbis-eremita
Geronticus eremita

Apresenta cabeça sem penas com pele nua rosada, bico e patas de cor carmim. Na nuca exibe características penas alongadas. As narinas estão inseridas na base do bico longo e estreito, permitindo-lhe respirar e procurar alimento na água em simultâneo.

Hábitos

Esta espécie alimenta-se colonialmente em pequenos bandos dispersos. Procura alimento no solo, geralmente em fissuras rochosas, debaixo de pedras ou da vegetação. Os animais adultos tendem a ser residentes enquanto que os juvenis migram após a época de nidificação.

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Bando
Dieta
Zoo Imagem
Carnívora
Reprodução

Nidifica em colónias de 3-40 casais, em escarpas rochosas, sendo o ninho uma plataforma de ramos e herbáceas. Os progenitores cooperam na construção do ninho e nos cuidados parentais com as crias. Em regra não se reproduzem antes dos 6 anos de idade.

Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
2-4 ovos
Incubação
Zoo Imagem
24-28 dias
Tempo no ninho
Zoo Imagem
43-47 dias
Conservação

Ameaças: Perturbação dos locais de nidificação, alteração das zonas de alimentação pelo Homem, perseguição humana aliada à predação natural, e o uso de pesticidas na agricultura. Estima-se que a atual população mundial de Íbis-eremita na Natureza seja inferior a 500 aves. Esta espécie está incluída no apêndice I da CITES*.

*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.

Distribuição e Habitat

Zonas áridas, semi-áridas e escarpas rochosas junto à costa ou linhas de água.

Zoo Imagem
 
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Threskiornithidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 70-80 cm
Peso
Zoo Imagem
1-1,3 kg
Apadrinhar
Apadrinhe o Íbis-eremita!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: bis , eremita ,
DESCRIPTION: Íbis-eremita. Apresenta cabeca sem penas com pele nua rosada, bico e patas de cor carmim. Na nuca exibe caracteristicas penas alongadas. As narinas estao inseridas na base do bico longo e estreito, permitindo-lhe respirar e procurar alimento na agua em si