Apresenta cabeça sem penas com pele nua rosada, bico e patas de cor carmim. Na nuca exibe características penas alongadas. As narinas estão inseridas na base do bico longo e estreito, permitindo-lhe respirar e procurar alimento na água em simultâneo.
Esta espécie alimenta-se colonialmente em pequenos bandos dispersos. Procura alimento no solo, geralmente em fissuras rochosas, debaixo de pedras ou da vegetação. Os animais adultos tendem a ser residentes enquanto que os juvenis migram após a época de nidificação.
Nidifica em colónias de 3-40 casais, em escarpas rochosas, sendo o ninho uma plataforma de ramos e herbáceas. Os progenitores cooperam na construção do ninho e nos cuidados parentais com as crias. Em regra não se reproduzem antes dos 6 anos de idade.
Ameaças: Perturbação dos locais de nidificação, alteração das zonas de alimentação pelo Homem, perseguição humana aliada à predação natural, e o uso de pesticidas na agricultura. Estima-se que a atual população mundial de Íbis-eremita na Natureza seja inferior a 500 aves. Esta espécie está incluída no apêndice I da CITES*.
*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.
Zonas áridas, semi-áridas e escarpas rochosas junto à costa ou linhas de água.
![]() |
Comprimento: 70-80 cm |
![]() |
1-1,3 kg |