Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Arara-jacinta
Anodorhynchus hyacinthinus

É a maior espécie de Arara. A coloração forte em azul-cobalto, contrastante com a pele nua amarela em torno dos olhos e da mandíbula inferior distingue-a de todas as outras. O bico é grande, preto e particularmente encurvado e pontiagudo.  

Hábitos

É uma espécie muito ruidosa. Realiza deslocações entre os locais de repouso e de alimentação ou movimentos sazonais, de acordo com a disponibilidade dos frutos de um conjunto restrito de palmeiras de que se alimenta.

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Casal e Bando
Dieta
Zoo Imagem
Frugívora
Reprodução

Nidifica em ninhos construídos em cavidades nos troncos ocos das árvores. Durante o período de incubação, a fêmea permanece cerca de 70% do tempo no ninho e é alimentada pelo macho. Apenas uma cria costuma sobreviver e mantém-se com a progenitora até aos 18 meses de idade. 

Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
2-3 ovos
Incubação
Zoo Imagem
25-28 dias
Tempo no ninho
Zoo Imagem
3-4 meses
Conservação

Esta população diminuiu drasticamente pela perda do habitat e captura para o comércio ilegal de aves exóticas. Estima-se que nos anos 1980 mais de 10 000 aves desta espécie foram retiradas da Natureza. Incluída no Apêndice I e II da CITES*. 

Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção
 

Distribuição e Habitat

Orla de florestas húmidas.

Zoo Imagem
 
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 100 cm
Peso
Zoo Imagem
1,2 - 1,7 kg
Apadrinhar
Apadrinhe a Arara-jacinta
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: arara , jacinta ,
DESCRIPTION: Arara-jacinta. Esta e a maior especie de Arara. A coloracao forte em azul-cobalto, contrastante com a pele nua amarela em torno dos olhos e da mandibula inferior distingue-a de todas as outras. O bico e preto e particularmente encurvado e pontiagudo.