Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Arara-escarlate
Ara macao

A cor da íris muda com a idade, sendo castanha nos juvenis e amarela nos adultos. As penas supra-alares são amarelas marginadas a verde e a extremidade das asas é azul. Esta disposição das cores, permite distingui-la de outras espécies de araras, em especial da Arara-de-asa-verde (Ara chloropterus).

Hábitos

É uma espécie muito ruidosa que realiza movimentos diários entre os locais de repouso e de alimentação. É frequente ser vista em bandos, sobre bancos de argila, ingerindo sedimentos. Pensa-se que a argila servirá para contrariar os efeitos tóxicos dos alcaloides que estão presentes em algumas das sementes de que se alimenta.

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Bando
Dieta
Zoo Imagem
Frugívora ou Granívora
Reprodução

É uma espécie monogâmica, acasala para toda a vida. O par reforça os laços voando juntos, alisando as penas um do outro com o bico, partilhando alimentos e descansando juntos. A época de nidificação varia com a localização e o ninho é uma cavidade natural nas árvores em altitude.

Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
1-4 ovos
Incubação
Zoo Imagem
24-28 dias
Tempo no ninho
Zoo Imagem
14 semanas
Conservação

A população de Arara-escarlate está a diminuir em toda a sua área de distribuição devido à perda de habitat, à caça para consumo humano e para a obtenção das penas, e à captura para o comércio ilegal de espécies exóticas. Espécie incluída no apêndice I da CITES*.

*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção

Distribuição e Habitat

Florestas húmidas das terras baixas e florestas de galeria em savanas.

Zoo Imagem
 
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 84-89 cm
Peso
Zoo Imagem
0,9-1,4 kg
Apadrinhar
Apadrinhe a Arara-escarlate
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: arara , escarlate ,
DESCRIPTION: Arara-escarlate. A cor da iris muda com a idade, sendo castanha nos juvenis e amarela nos adultos. As penas supra-alares sao amarelas marginadas a verde e a extremidade das asas e azul. Esta disposicao das cores, permite distingui-la de outras especies de